Joana Angélica


     Foi uma religiosa nascida em Salvador, em 17 de abril de 1782 entrou para o noviciado no Convento de Nossa Senhora da Conceição da Praia, foi escrivã e vigária lá ela ocupou a direção do convento onde ela foi abadessa. Ela morreu protegendo o Convento da Lapa contra os soldados portugueses que lutavam contra a Independência do Brasil.
    Já havia uma programação para esta sua vida  no Brasil , é que nas terras brasileiras estavam reencarnados e viriam a reencarnar os espiritos ligados a ela, que faziam parte de sua família espiritual e aos quais  desejava auxiliar.
    Os soldados e  os marinheiros da coroa beberam e começaram a  atacar casas particulares, tomaram as ruas e se dirigiram ao convento,e entaõ houve o  ataque à "Casa de Deus".
     A abadessa (Joana Angélica) pressentindo certamente os objetivos da profanação mandou que as monjas fujissem pelo quintal.
     Em um gesto heróico, Joana Angélica posta-se na segunda porta como o último impecilio da invasão.

Como mostra a imagem, ela abre os braços para tentar impedir que os soldados passem. - Para trás, bandidos. Respeitem a Casa de Deus. Recuai, só penetrareis nesta Casa passando por sobre o meu cadáver., ai então ela é assassinada a golpes.
Joana Angélica tornou-se assim, a primeira mártir da grande luta que continuaria  até a definitiva libertação da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário